Chamado de "Movimento Compre do Pequeno Negócio", iniciativa tem como meta fortalecer a economia

Chamado de “Movimento Compre do Pequeno Negócio”, iniciativa tem como meta fortalecer a economia

Foi lançado em agosto, em todo o país, um movimento para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae e pretende usar a força dos pequenos negócios – mais de 10 milhões de empresas no Brasil, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano – para fortalecer a economia.

— Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia — destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

As micro e pequenas empresas são mais de 95% do total dos empreendimentos brasileiros, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada – mais de 17 milhões de vagas.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:

  • É perto da sua casa
  • É responsável por 52% dos empregos formais
  • O dinheiro fica no seu bairro
  • O pequeno negócio desenvolve a comunidade
  • Comprar do pequeno negócio é um ato transformador

No hotsite www.compredopequeno.com.br, os empreendedores também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.

A Prefeitura de Canguçu aderiu ao Movimento e incentiva a participação das empresas locais. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Indústria e Comércio (rua Júlio de Castilhos, 1.003, no Centro), com Bruna Nörnberg. O telefone é (53) 3252-1215.

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o Brasil, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo.

— A expectativa é que o 5 de outubro se torne uma data em que as pessoas preferencialmente comprem das micro e pequenas empresas e assim colaborem com o crescimento da economia brasileira — ressalta Barretto.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias