Dia da Micro e Pequena Empresa, lembrado nesta segunda-feira (5), o Sebrae chama a atenção para a campanha que incentiva os consumidores a comprar produtos e serviços de pequenos negócios (Foto: Divulgação/Sebrae)

Dia da Micro e Pequena Empresa, lembrado nesta segunda-feira (5), o Sebrae chama a atenção para a campanha que incentiva os consumidores a comprar produtos e serviços de pequenos negócios (Foto: Divulgação/Sebrae)

No Dia da Micro e Pequena Empresa, lembrado nesta segunda-feira (5), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) chama a atenção para a campanha que incentiva os consumidores a comprar produtos e serviços de pequenos negócios.

Segundo a entidade, esse tipo de empreendimento responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.

O Movimento Compre do Pequeno foi lançado em agosto e lista razões como a facilidade de acesso e o desenvolvimento econômico regional para incentivar o negócio. A ação inclui o site http://www.compredopequeno.com.br, que tem mais de 160 mil empresas cadastradas.

— Com o pequeno, você tem a possibilidade de fazer uma compra mais customizada — afirma o gerente de atendimento do Sebrae, Enio Pinto.

— Os donos dos pequenos negócios chamam você pelo nome, conhecem seus hábitos de consumo. A possibilidade de trazer satisfação é maior do que o das grandes corporações, porque os pequenos estão inseridos no dia a dia do bairro — acrescenta.

O empresário Alexandre Batista Leite é dono de uma farmácia em Brasília (DF) há dez anos. Ele aponta a proximidade com os clientes como o principal diferencial dos pequenos e médios empresários.

— Eu atendo principalmente os moradores da vizinhança. Sei o nome de todos, os remédios que eles precisam. A gente conversa, fala sobre futebol. Isso só os pequenos proporcionam.

Para o aposentado João dos Reis, a relação de confiança entre empresários e clientes o fez escolher os pequenos negócios.

— Aqui na farmácia do Alexandre eu posso, por exemplo, comprar e só pagar depois. E ele sabe do que eu preciso, deixa os produtos em casa sem cobrar nada.

De acordo com o Sebrae, atualmente, o Brasil tem 10,3 milhões de micro e pequenas empresas no Supersimples. A maioria fica na Região Sudeste (50%), seguida do Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (8%) e Norte (5%).

Informações: Agência Brasil