Como utilizar estratégias de marketing online para a sua pequena empresa? É possível atuando sozinho? 

Esta é uma dúvida para muitos empreendedores, afinal, são milhares de ferramentas disponíveis. E dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil.

A internet já não é mais novidade. Diariamente, fazemos uso de e-mail para negócios, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais, utilizamos as redes sociais.

O grande barato da web é que ela proporciona a chance de o pequeno competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias.

Por isso, você deve aproveitar a Internet para o seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente, eficiente e eficaz. A Internet deve se tornar em um aliado do seu negócio hoje, amanhã e sempre.

Dica 1: Pesquise as oportunidades

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto.

A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem inclusive ajudá-lo a criar novos produtos.

Sabendo disso, não perderá tempo e dinheiro tentando vender algo pra alguém que não precisa e terá um embasamento seguro para a tomada de decisão.

Dica 2: Construa sua presença online

Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Considere criar um site urgente!

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores.

Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.

Dica 3: Faça um plano de marketing prático

O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário.

O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players (competidores) no mercado.

Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.

Dica 4: Consolide a sua marca no mercado potencial

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região.

Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que seu público chegue mais facilmente até ela.

Ter o seu perfil linkado a outros nomes reconhecidos, por exemplo, passa confiança e credibilidade à sua marca.

Dica 5: Venda benefícios, não apenas produtos

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é essencial que ele tenha um bom atendimento durante e após a venda.

A impressão que um cliente leva é tão importante quanto quanto à satisfação dele com produto em si.

Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias.

Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade online.

Dica 6: Calcule o retorno do marketing

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é o seu público e qual o efeito esperado.

Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Dica 7: Tome cuidado com o desconhecimento!

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital.

Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas.

Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!

 

Informações: Blog ODIG Digital Experts